segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fala Pastora - Muros em nossas vidas


“MUROS EM NOSSAS VIDAS”

Neemias - capítulos 3 e 4 (Estude o livro de Neemias!)

Isaías 49:15-16

Você é uma mulher influenciadora ou influenciada? Você foi chamada pelo Senhor para motivar as pessoas ao seu redor. O Senhor requer de nós um esforço, para que as raízes e o comodismo sejam arrancados de nossas vidas, a fim de termos um olhar de águia.

Esdras foi responsável pela reconstrução do altar do Senhor, para trazer arrependimento (Esdras 3:1-7). Esse altar, no Antigo Testamento, representava o templo, o qual necessitava de um sacerdote. Hoje, nosso coração é o altar e nós, os sacerdotes. Para essa reconstrução, necessitamos de alguns pilares:

1º Precisamos ter a consciência de quem somos para Deus.

2º Precisamos receber o perdão e aprender a perdoar-nos.

3º A nossa alma deve ser curada, através da derrubada de velhas estruturas, permitindo a construção de novos muros.

4º Quando confiamos, entregamos; por isso, o Senhor espera que entreguemos TODA a nossa vida em Suas mãos.

Mesmo quando nos sentimos impotentes diante das circunstâncias, devemos aproveitar a oportunidade para adorar ao Senhor (Esdras 3:13-18), pois Ele deseja fazer algo novo.

Deus honra e abençoa mulheres que planejam, traçam metas, realizam suas funções com excelência, assim como Neemias que, apesar de não ter cargo eclesiástico, era organizado, íntegro, piedoso e fazia todas as coisas com zelo. Fazemos parte do exército do Senhor Jesus e ele conta com nossa motivação! Ele deseja que sejamos mulheres como Neemias: INFLUENCIADORAS! Ele conseguiu encontrar motivação quando os muros de Jerusalém estavam em ruínas, assim como, muitas vezes, nossas vidas estão diante do Senhor. Essas ruínas representam a negligência, murmuração, falta de disciplina pessoal e espiritual, egoísmo, orgulho, desânimo, imoralidade, tendência ao julgamento, afastando nossa vida da presença de Deus e do Seu agir. Precisamos entender, contudo, que nada muda o Amor do Senhor por nós e Ele nunca se esquece de nós (Isaías 49:15-16), por isso, Ele está olhando uma reconstrução linda em nossas vidas.

Neemias (Capítulo 3) levantou e influenciou pessoas para a reconstrução dos muros. Quando você dedica-se a atitudes de mudança, assim como Neemias (4:1-12, 23), os opositores levantam-se, mas não devemos largar as nossas armas poderosas: o Amor, o Jejum, a Oração, nossas vestes de Louvor e Adoração. Aprendemos com Neemias que algumas etapas precisam ser cumpridas para que os muros sejam reconstruídos:

1ª Avaliação: Antes da reconstrução é necessário retirar os “escombros”, toda a sujeira, todo o passado que ainda nos aprisiona e isso poderá ser feito através de uma avaliação, ou seja, um inventário pessoal, com análise de tudo o que precisa ser lançado fora de nossa vida. Antes, porém, é necessário que busquemos intimidade com o Senhor, através da oração, investindo nosso tempo e sabendo esperar a reposta que vem de Deus.

2ª Superficialidade: Precisamos realmente sair da superficialidade, arrancando raízes, estabelecendo metas, saindo do comodismo e levando a sério nossa parceria com Deus. Lute, esforce-se, planeje, estabeleça metas e cumpra-as; não fique na racionalização, pois o que você tem de fazer, ninguém irá realizar: depende do seu esforço!

3ª Perseverança: Quem é guerreira, persevera e é motivadora. Sabemos que as situações parecem difíceis, que não iremos suportar, mas o Senhor dá-nos o ânimo necessário. No silêncio, Deus age!

A mulher influenciadora tem visão ampla, humildade, é altruísta, generosa e movida por compaixão; é fundamentada em amor, no serviço ao próximo; ela traz à existência o que não existe, atrai muitas pessoas, até mesmo inimigos, mas é forte e persevera. A mulher influenciada, por sua vez, sempre quer entender o porquê de tudo, não se entrega verdadeiramente nas mãos do Senhor e não sabe separar seus problemas.

Há dois tipos de motivação:

1 – Motivação Extrínseca: É externa e apela para atitudes materialistas; típica de alguém que não tem valores nobres, do Reino.

2 – Motivação Intrínseca: Devolve o mal com o bem, sem obstinação, sem orgulho, sem vaidade.

O Senhor deseja que sejamos mulheres influenciadoras, dotadas de motivação intrínseca; curadas e tratadas; preparadas para tudo; prontas a perdoar e realiza qualquer tarefa com excelência; sabendo separar os problemas, como prova de maturidade espiritual; certas de que Jesus está à frente de tudo.

O Senhor, muitas vezes, usa as situações que nos machucaram para curar outras vidas, fazendo de nosso sofrimento um alicerce para a reconstrução de novos muros.

Saiba administrar o seu tempo, tendo momentos constantes de oração. Deus quer uma igreja que ora e essa igreja somos nós!

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós”. I Coríntios 4:7

O Senhor é nossa motivação!

DEUS TE ABENÇOE

Pra. Denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário