segunda-feira, 31 de maio de 2010

Andar segundo?



A bíblia fala sobre dois modos de vida através das expressões: "andar segundo a carne" e "andar em Espírito" (Gl.5.16; Rm.8.1).

Andar na carne é viver de acordo com os desejos carnais, conduzindo a
si mesmo segundo os preceitos humanos e mundanos (ICor.3.3).

Andar em Espírito é ser levado pelo Espírito Santo. É andar com
o SENHOR como Enoque andou (Gn.5.24).

Queremos que o SENHOR ande conosco, mas o que precisamos é andar com Ele, e isso é totalmente diferente. Se andamos com o SENHOR, vamos para onde Ele quer.

Queremos que o SENHOR nos acompanhe, mas devia ser o contrário. Nós é que somos os seguidores, e seguidor não escolhe a direção, escolhe apenas a quem seguir.

Queremos que o Espírito Santo nos leve, desde que seja para o lugar que nós apontamos. Assim não está certo.

Escolhemos um emprego e queremos que o SENHOR nos coloque lá de qualquer jeito, quando deveríamos pedir que, antes de tudo, a Sua vontade fosse feita e não a nossa (Mt.6.10; Mt.26.39).

Fazemos planos e queremos determinar que o SENHOR os realize. Assim, estamos tentando levar o SENHOR para andar nos nossos caminhos. Ele pode até realizar alguns dos nossos sonhos e desejos, mas a nossa atitude deve ser de submissão, permitindo que Ele nos conduza por onde ele desejar.

Para onde o Espírito Santo nos levará? Para os lugares determinados pelo PAI. Gostaríamos que o Espírito Santo nos levasse apenas a lugares agradáveis, mas Ele certamente nos levará a lugares necessários, a situações e experiências diversas, que podem ser aprazíveis ou não. A vida do cristão tem fases difíceis, mas que só ocorrem por um propósito do SENHOR, contribuindo para o nosso bem e crescimento espiritual.

Jesus foi para o deserto, um lugar onde não há caminhos e os pontos de referência são raros, mas isso não representa problema para alguém que é conduzido pelo Espírito Santo. De outro modo, aquele que viaja no ermo pode ficar desorientado, perdido, correndo o risco de morrer ali.

A vida humana pode ser assim em alguns momentos. Quantas pessoas estão vivendo sem direção, sem saber o que fazer nem para onde ir. Estão desorientadas, perdidas, como ovelhas que não têm pastor (Mt.9.36). Muitos vivem assim porque não conhecem Jesus, não crêem nele ou não o receberam como seu Salvador. Mas, o que dizer de cristãos que estão nessa situação? Só existe uma explicação: deixaram de seguir a direção do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário