quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pão e Circo, Feriados, Festas e Folia.




Pão e Circo, Feriados, Festas e Folia.

Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”, a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano. Fonte:Artigonal)
Como é parecido a Roma antiga com nosso Brasil, é carnaval neste momento e vamos pular, gastar, transar, beber, vamos alimentar nossa alma sofrida de um país de futebol e corrupta política, a massa vai se rebelar na pista do sambodromo com passos que marcam o cala a boca pós ditadura, explode o coração na maior felicidade é lindo o desemprego que contagia e mantém a genética liberalista. Eita! é ritmo de festa na cela do Arruda que oferece o pão do natal chamado panetone para matar a fome de meia dúzia de cidadãos, que representa milhões de brasileiros que neste momento celebram o ritual do pão e circo nas ruas com as mãos erguidas no êxtase da emoção com feriado prolongado que é tudo de bom, mesmo sem educação, saúde e habitação é nosso país campeão. Até quando vamos celebrar e desejar este sistema, o carnaval é anual mas o seu enredo parece não mudar e a marchinha vai continuar.

2 comentários:

  1. E o Galo da Madrugada continua arrastando milhões de nordestinos para esquecerem por alguns momentos a fome, a desigualdade, a seca e o analfabetismo e os turistas para verem que o nosso País é do carnaval....

    ResponderExcluir
  2. Sim, a Madonna, dentre outras celebridades norte-americanas vêm aqui ver o carnaval e se deliciam, elogiam, se maravilham...até gravam seus clipes nas favelas do rio de janeiro, como fez o Michael Jackson, dentre outros...mas, amados, que imagem será que eles têm do Brasil? Embora a imagem que eles tenham não me importa tanto quanto a imagem que nós temos do Brasil. E a imagem que eu tenho hoje, é muito triste. Só Jesus pra reverter tudo isto, e nós, cristãos, somos seus instrumentos para realizarmos esta transformação em nossa nação, amados! Então, sendo assim, ajamos como disse a Pra. Denise no culto de mulheres: vamos fazer a diferença em nosso meio, vamos agir e não só pregar o evangelho; vamos exercitar o evangelho em silêncio, ao invés de ficarmos só falando na inércia. Porque é disso que esse País precisa, verdadeiros exemplos de cidadania, respeito e amor ao próximo, ajuda aos necessitados, dar sem pensar em receber, porque fazendo assim, amados, nós promoveremos transformações nas mentes, corações, vidas, cidades, em nosso BRASIL!
    Vamos glorificar a Deus através das nossas ações diárias. Ajudando a levar o Brasil a prostrar-se aos pés da Cruz de JESUS. Amém.

    Deus abençoe a todos! Beijos.

    ResponderExcluir