quinta-feira, 29 de abril de 2010

Palavra



"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8

Esse texto nos ensina muito! Nós nos apegamos muito a alguns dons e características que temos. Qualquer virtude que achamos ter já nos faz sentir "especial", por exemplo, um cargo de liderança na empresa, uma capacidade intelectual que julgamos ser elevada, uma maturidade espiritual, uma habilidade bem desenvolvida etc... Enfim, há tantos os exemplos dos apegos que temos que cabem numa vida. Mas qualquer dom que nós temos, é presente ou permissão de Deus, portanto o mérito é dEle, e não nosso.

E qual era o sentimento que havia em Cristo? Ele "não considerou que o ser igual a Deus era algo a que se devia aferrar"! Aferrar significa prender com ferro, segurar-se, amarrar-se, prender-se; e como em outra tradução, apegar-se. Porém, não é que Ele não se apegou a uma coisinha pouca como um habilidade específica, ou como um dom pra liderar pessoas, ou como ter um penteado legal, como nós fazemos; Ele não se prendeu a ser igual a Deus! Já pensou? Se você fosse igual a Deus, você simplesmente deixaria de lado e não usaria os seus atributos de onisciência, onipresença e onipotência? E ainda estaria disposto a ser humilhado por pessoas que não acreditariam em você? Pois você não é Deus, e ainda assim acha que é. Alguns até dizem que todos somos divinos, que temos Deus dentro de nós. Ai de nós!

O fato é que a nossa mente humana e limitada não pode compreender exatamente tamanho desse desprendimento de Cristo, mas eu sinto vergonha de me apegar a mim mesmo e de não me apegar a Ele! Eu quero me aferrar a Jesus, me prender com ferro, me amarrar a Ele e nunca mais me separar dEle. Ele se esvaziou, se humilhou, foi obediente até a morte, e que morte!!! Mas nós reviramos de raiva quando nossos chefes nos dão ordens, desobedecemos nosso pais, somos topetudos, arrogantes, egocêntricos e de forma nenhuma conseguimos nos humilhar... Só nos resta clamar como Davi - "Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim" Samos 57:1a

Que nós possamos nos esvaziar de nós mesmos naquilo que desagrada a Deus, que nós possamos obedecer à Palavra dEle, que nós possamos amá-lo mais do que a nós mesmos e só assim vivermos a verdadeira liberdade que há no Filho de Deus! Por que o texto continua e olha o que aconteceu:

"Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:9-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário