sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fala Pastor - Arrependimento



ARREPENDIMENTO

JEREMIAS 13:1-11

Um dos maiores sinais de maturidade espiritual na vida cristã se dá quando o discernimento de prioridades é pleno. A maturidade acontece quando você descobre o que realmente é importante, o que tem valor eterno, no que vale a pena investir seus dons, seus recursos e seu tempo.

Se a sua vida é eterna, então é importante saber o que você pode fazer aqui na terra a ponto de chegar ao céu e ser aprovado por Deus. Qual a melhor maneira de se viver essa vida? Qual a escala de prioridades que Deus tem para mim?

A Bíblia nos direciona em tudo; ela é como uma ilha cheia de tesouros escondidos por Deus para se encontrar. Você precisa se aplicar, começar a cavar e a se enriquecer com o que Deus tem para você.

Jeremias 13:1 –11

Jeremias era um profeta de Deus que profetizou a Judá durante 40 anos, numa época onde o povo vivia em adultério espiritual, em apostasia, e isso os afastava de Deus. Ele trouxe ao povo uma mensagem que denunciava esses pecados.

Deus estava chamando o seu povo ao arrependimento.

E Jeremias traz o alerta de que Deus queria uma mudança de vida, longe do pecado. Ele estava alertando que eles precisavam se voltar a Deus. Mas o povo não deu atenção.

Alguns atos proféticos e simbolismos foram usados para alertar o povo, pois Deus fala com seu povo através de atos proféticos.

Nessa passagem vemos o profeta obedecendo a uma ordem de Deus. Ele compra um cinto de linho e o coloca sobre o lombo.

Cinto de linho representa o povo abraçado a Deus.

Esse ato profético mostra que Deus queria o povo abraçado a Ele. Deus quer você agarrado a Ele.

Ele quer se relacionar, quer intimidade, quer nosso coração aberto e que nós O amemos de todo o nosso coração.

Deus deu ordem para que Jeremias não lavasse o cinto. Com isso Deus mostra que o povo estava sujo, em pecado. Uma vez que o cinto representa o povo, eles o estavam corrompendo, viviam pecando e não se arrependiam.

Deus conta que você conheça o que é certo e errado; então, quando você peca, Deus aguarda o dia em que você se arrependa de seus pecados e volte para Ele.

Mas com o povo de Judá não foi assim; eles não se arrependeram e continuaram nas práticas do pecado. Deus estava dando a eles a chance de se arrepender, mas eles não quiseram ouvir.

Eles fingiam amar a Deus, pois chegavam ao templo, cultuavam a Deus; mas, saindo dali, voltavam às práticas do pecado.

Deus nos mostra que uma coisa é você saber o que é pecado e se afastar dele; outra é você saber e não fazer nada para mudar, para se afastar. É continuar pecando como se nada estivesse acontecendo.

Deus está pedindo para que Seu povo se arrependa.

Arrependimento é proposta de mudança.

Conserte seus caminhos e suas obras, pois Deus tem sempre um caminho para nós.

Quando Deus nos pede alguma coisa é porque Ele está fazendo algo.

O Senhor ordenou que Jeremias enterrasse o cinto na fenda de uma rocha, perto do rio Eufrates.

Aquele cinto sujo ficou em contato com a umidade e APODRECEU.

Esse ato representa a conseqüência do pecado, que é representado pela sujeira.

Deus estava dizendo: Vocês são o meu cinto; mas o seu pecado oculto, a falta de quebrantamento e de temor foi tanta que o cinto começou a apodrecer e não vai servir para mais nada.

Se o teu cinto apodrecer você está desqualificado para o ministério, e isso significa que Deus não te usa mais, que a graça dele se foi, a unção passou de você.

Da mesma maneira que Deus falou com Israel, Ele fala hoje com cada um de nós.

O que Ele está dizendo é algo muito forte e perigoso, porque um cinto não apodrece do dia para a noite – existe um processo.

Deus não nos chamou para ver nosso cinto apodrecer, pois Ele tem planos que envolvem nossa vida, Ele quer nos ver próximos, íntimos, cheios da Sua unção.

Mas o tempo vai passando e Deus, na Sua misericórdia, vai dando chance, oportunidade para arrependimento. Aquele que não ouve a Deus e não se arrepende, vai apodrecendo aos poucos e quando percebe já foi inutilizado pelo pecado.

Ninguém entra no céu com o cinto podre.

Todos os homens aprovados por Deus entenderam qual era a prioridade máxima, pois acima de todas as coisas a maior meta é NÃO DEIXAR O CINTO APODRECER.

Devemos jejuar, orar e nos apartar do mal para que o nosso cinto não apodreça.

Por trás de cada pecado há um ídolo e o teu pecado é sacrifício para esse ídolo.

SE NÃO HOUVER ARREPENDIMENTO, O CINTO APODRECE.

Nossa maior prioridade na vida é estar bem com Deus, pois um dia seremos chamados por Ele.

Jesus é nosso referencial, nosso influenciador, nosso Mestre. Se arrependa, se conserte com Deus para que a Sua unção se renove na sua vida.

Sua prioridade é não deixar o cinto apodrecer. Como um cinto, devemos estar conectados a Deus.

Quando você se arrepende, Deus derrama um novo óleo sobre sua cabeça, sobre o seu ministério.

O povo de Israel não escutou a Deus e sofreu todas as horríveis conseqüências do pecado.

Hoje, Deus nos traz um novo óleo, Ele está nos dando chance de nos arrependermos, de vivermos a plenitude dele na nossa vida.

Por isso se arrependa de seus pecados e cuide para que seu cinto não apodreça.

Deus abençoe,

AP. Rina

Nenhum comentário:

Postar um comentário