quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fala Pastor - Saltando os obstáculos‏







Saltando os obstáculos

Corrida com obstáculos: haviam muitas preferidas nessa olimpíada; as russas, as quenianas, mas uma chamou mais atenção, uma espanhola, pequenina. Esta mulher tropeçou em um obstáculo, caiu e a partir disto não conseguiu mais competir.

O Ap. Paulo fez uma analogia com a corrida e a vida real. Muitas vezes podemos cair e não levantar ou saltar obstáculos e prosseguir.

A coisa fica mais séria quando se trata dos projetos de Deus para nossa vida. Desistir de algo que Deus nos deu é desistir de um bem de valor incalculável, é brincar com algo de muito valor, porque o propósito da sua vida vai partir daquilo que Deus te deu como objetivo.

Salte os obstáculos, não brinque com coisas de muito valor.

Quando entendemos o cenário político e de expansão da Igreja primitiva, é possível entendermos o tamanho dos obstáculos que os Apóstolos enfrentavam. Imagine os obstáculos que Paulo enfrentava nas cidades por onde pregava o evangelho. Enfrentava batalhas ferradas, não havia mínima infra-estrutura, havia hostilidade por onde passava.

Imagine ao chegar à Grécia, no berço da filosofia, onde tudo era razão, onde os homens encontravam-se para discutir sobre doutrinas espirituais, pregar o evangelho neste lugar era uma grande batalha.

Quando você está nesses lugares observa tamanha resistência. O Coliseu, por exemplo, nos tempos dos primeiros cristãos, lá havia lutas entre homens e animais, entre cristãos e leões, e como não havia luz e as lutas eram feitas à noite, eles penduravam os cristãos nos postes e colocavam fogo nos corpos para iluminar a batalha.

Em Atos 13 vemos a primeira grande viagem missionária de Paulo com a meta de pregar o Evangelho em todos os lugares, conforme Jesus ordenou.

ATOS 13.1-5

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.”

Paulo foi muito vitorioso em seu ministério, saltou muitos obstáculos, e sua vida nos inspira a fazer o mesmo. O que este homem sofreu pelo Evangelho, envergonha qualquer um de nós que se diz estar sendo perseguido.

Além do fato de ter uma identidade pessoal (saber quem ele era para Deus), sabia para que Deus havia o chamado (sua missão) e o propósito disto (o objetivo). Pessoas que sabem essas três coisas são concentradas, são indestrutíveis, chegam independente das circunstâncias onde devem chegar, e não há crise.

CRISE = Oportunidade (em japonês)

O fundador de uma das maiores empresas automobilísticas do mundo disse:

-“Obstáculos são aquelas coisas que vemos quando tiramos os olhos de nosso alvo”.

Obstáculos nos dão à oportunidade de andar em maturidade, e não de forma imatura. Quantas pessoas não estão experimentando um atraso por que estão sendo ‘meninos’ de Deus e não homens de Deus e maduros em suas lutas.

Se quisermos saltar obstáculos e alcançar vitórias, DEVEMOS AMADURECER EM MEIO A CONFUSÃO.

Paulo era homem de Deus e não menino.

Atos 13.6-12

“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,

O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.

Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.

Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,

Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?

Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.

Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.”

Paulo teve várias reações em frente aos obstáculos:

1. REAÇÃO A AFRONTA, a oposição é um dos obstáculos mais comuns desta corrida.

Elimas queria a todo custo afastar o procônsul da verdade, e percebemos então um Paulo nada diplomático e tolerante.

Há momentos que não podemos ser diplomáticos e brincar, devemos tomar posição. Paulo não tentou amenizar a situação, ser político, porque se este homem atrapalhasse a primeira pregação de Paulo ele ali teria um obstáculo.

Há horas de ser passivo e horas de guerrear.

Paulo denuncia o engano (vers. 10): “Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?”

Imagina se Paulo ficasse desanimado nesta hora; a Bíblia nos mandar amar, mas amar não é ter medo de denunciar a mentira, o engano, se isso acontecesse todo o projeto de Deus seria comprometido.

Não devemos ser coniventes com algumas coisas, acobertar erros e pecados.

Ex.: Deixar ovelhas em pecado com medo de perdê-las, isto não as prende. Ame e mostre o que é direito, o papel do líder é exortar.

Então vemos Paulo enfrentar outro tipo de sentimento:

2. ENFRENTOU O ABANDONO

13 E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

Paulo separou aqueles que eram confiáveis, mas um desistiu, a Bíblia não diz por que, mas este homem abandonou a Paulo.

A viagem havia recém começado, mas não vemos em nossas Bíblias dizendo que Paulo chorou, ou rasgou suas vestes. Ele continuou marchando.

Nesta vida as pessoas vêm e vão. Mas os propósitos de Deus não mudam. Paulo não podia parar.

Às vezes você vai contar com pessoas e elas vão te largar, mas você deve continuar.

Existem pessoas que vão te largar, mas também existem pessoas que tem aliança contigo, que são: esposo, esposa, filhos, família, irmãos, alguns amigos.

A vida é assim, passamos por momentos que pessoas vão e parecem que levam um pedaço de você, mas os propósitos de Deus não mudam. Você tem que prosseguir.

3. REAÇÃO MADURA EM FRENTE À OPORTUNIDADE

15 E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

Quando a porta se abria Paulo entrava. Não existem métodos para ver portas se abrirem.

Deus vai dar oportunidades e devem estar prontos e capacitados.

Paulo foi fazer uma visita e de repente falaram: vamos te dar uma oportunidade.

Ele não teve tempo de fazer nada, não havia nenhuma pregação na manga, mas ele estava pronto, porque pregava a tempo e fora de tempo.

A vida com Deus é uma aventura, tudo pode acontecer, devemos estar afiados. Esteja pronto.

4. ENFRENTOU A REJEIÇÃO

45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;

47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.

A rejeição é um dos mais duros obstáculos, ela te faz lembrar dos fantasmas do passado.

Uma pessoa rejeitada hoje começa a lembrar de todos os traumas do passado.

Existem muitas pessoas caindo nos obstáculos porque não conseguem passar pela rejeição. Quantas pessoas paralisadas, quantas desistiram da corrida. Por mais que você se esforce sempre haverá criticas, mas se você depender de aplausos para se manter, já começou a naufragar. Faça o seu melhor, para Deus e não para homens, e jamais deixe o sentimento de rejeição te brecar.

A rejeição parece injustiça, quantas vezes você recebe as vidas, cuida, protege, e um dia que você não consegue dar a atenção que a ovelha quer, ela diz que vai sair da Igreja, vai para uma Igreja menor, ou para outra célula, já pensa que você não serve mais. Mas nem por isso devemos parar, não podemos.

Precisamos vencer medos e decepções.

Após esta viagem Paulo fez mais outras duas muito mais complicadas, e continua saltando os obstáculos e cumpre todos os objetivos que tinha com Deus.

E devemos nos inspirar em Paulo, saltar obstáculos, não parar, devemos vencer a frouxidão espiritual, não ser cúmplices do erro, vencer sentimentos de abandono e rejeição.

Jeremias sentiu a rejeição de uma nação, mas não perdeu o foco.

Ainda que teus pais, teus amigos, e o mundo te rejeitem, Ele nunca vai te abandonar.

Não entre nas portas que Deus não está abrindo, mas quando você escutar o IDE de Deus, prossiga.

Deus Abençoe,

Ap. Rina

Nenhum comentário:

Postar um comentário