segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fala Pastor - Como a águia desperta a sua ninhada






Como a águia desperta a sua ninhada

1 Coríntios 13:11

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”

Paulo está falando do seu crescimento espiritual.

Efésios 4:13

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.”

São dois entre muitos textos que citam a necessidade do crescimento espiritual.

A salvação precisa ser desenvolvida.

Todo aquele que crê precisa de amadurecimento.

Somos desafiados a chamada do crescimento, só que dói.

Tem gente que não quer crescer, mas é importante crescer, pois Deus quer que você cresça.

Deuteronômio 32:1-12

“Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.

Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.

Porque proclamarei o nome do Senhor.

Engrandecei o nosso Deus!

Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Procederam corruptamente contra ele, já não são seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada.

É assim que recompensas ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de gerações e gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles to dirão.

Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel.

Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.

Achou-o numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.

Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho.”

Este é um texto que registra um cântico de Moisés.

Esse cântico começa a narrar a maneira que o seu povo vinha do Egito até aqui.

É uma ilustração perfeita para descrever o cuidado de Deus para com eles, mas também é uma fase de transição.

Verso 11 (Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do seu povo.) NTLH

Moisés enxerga esta transição como uma águia que prepara os filhotes para voar.

Esta era uma linguagem clara para eles, porque era comum ver águias naquela época, porém para nós é necessário estudarmos um pouco sobre as águias.

A águia sabe identificar o momento certo em que seus filhotes vão aprender a voar.

Ela coloca seus filhotes nas asas, e em um vôo que mais se parece com um inocente passeio, ela começa a bater as asas com mais intensidade e os filhotes são despencados, e eles obrigatoriamente são estimulados a baterem as asas para voar.

Geralmente eles não conseguem voar no primeiro susto, e por isso é necessário que a mãe faça isso mais algumas vezes.

Este é o momento em que é exigido o crescimento do filhote.

O fato é que Deus tinha levado o seu povo como águia para o deserto e após, eles iriam para a terra prometida, mas eles tinham que crescer, e esta fase dói.

É quando o fácil vai embora e de repente fica o difícil.

Esta é a hora que o cristão começa a duvidar até da sua chamada.

Será que era esse o caminho?

Este é um tempo de sentimento de abandono, você se sente sozinho.

Às vezes, Deus impede ou atrasa os sonhos que ele tem para você, porque você não quer crescer, você fica revoltado com o tratamento dele, e então você começa a ver a sua vida dando voltas.

Tem gente que não agüenta e não quer mais aprender a voar. Muita gente fica magoada com Deus e se sente desprezada.

O que a entrada para a terra prometida mudaria na rotina dos israelitas?

O que significaria esse novo começo?

Os israelitas receberiam um susto sobrenatural.

Eles não tinham como plantar, pois estavam no deserto, e por isso teriam que depender totalmente de Deus.

Êxodo 16:14-15; 31-35 (maná)

“E, quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento.”

“Deu-lhe a casa de Israel o nome de maná; era como semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel. Disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor ordenou: Dele encherás um gômer e o guardarás para as vossas gerações, para que vejam o pão com que vos sustentei no deserto, quando vos tirei do Egito. Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná e coloca-o diante do Senhor, para guardar-se às vossas gerações. Como o Senhor ordenara a Moisés, assim Arão o colocou diante do Testemunho para o guardar. E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã.”

Até chegarem a Canaã eles só comiam maná.

Em Canaã eles tinham que procurar a sua própria comida.

Josué 5:12

“No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas, naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.”

Eles vêm dependendo de Deus de maneira sobrenatural, mas agora eles têm que se esforçar para ter comida.

Eles provaram as delícias de Canaã.

O crescer vem de Deus, no início da caminhada nós experimentamos o maná.

1) DEUS NOS SUSTENTA DE FORMA SOBRENATURAL

É a fase que você tem altas visitações espirituais, tem cada revelação com a leitura da Palavra, tudo fala contigo, é amostra grátis.

Depois de um tempo, parece que a fonte seca, a leitura fica enfadonha, agora você lê os mesmos textos, as mesmas promessas, mas nada produz mais o mesmo efeito.

Quando isto acontece ficamos críticos, enjoados, o coração endurece, parece até o relacionamento do ímpio com Deus, você fica morno até esfriar.

Mas se você permite o crescimento, você começa a bater as asas e começa a se alimentar sozinho.

É a hora que você terá de buscar a Deus de verdade, vai ter que realmente estudar a Palavra.

2) DURANTE O DESERTO ELES RECEBIAM UM CUIDADO SOBRENATURAL

As vestes e as sandálias não se gastaram por 40 anos.

Deuteronômio 29:5

“Quarenta anos vos conduzi pelo deserto; não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália.”

A moda não mudou em 40 anos.

Só quando eles saíram do deserto surgiram os primeiros estilistas, foi quando eles começaram a fabricar suas próprias roupas e sapatos.

3) ORIENTAÇÃO SOBRENATURAL

Êxodo 13:21-22

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.”

No deserto eles eram orientados diariamente e continuamente, mas ao chegarem a Canaã tudo mudou.

Josué 3:2-4

“Sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da Aliança do Senhor, vosso Deus, e que os levitas sacerdotes a levam, partireis vós também do vosso lugar e a seguireis. Contudo, haja a distância de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passastes antes.”

No início é tudo espetacular, parece que os profetas estão sempre atrás de você, mas o tempo vai passando e raramente você passa a ver isso, e nem é tão sobrenatural assim.

Você tem que aprender a buscar sozinho a direção profética para a sua vida.

Você precisa crescer para aprender a escutar a voz de Deus.

Sai do ninho irmão, começa a bater asa, cresce, começa a falar com Deus, Ele vai falar contigo.

4) ENQUANTO ISSO, NO NINHO, A ÁGUIA EXPERIMENTA A PAZ, ISTO É, A AUSÊNCIA DE GUERRA.

Se o povo continuasse reto no caminho, eles iriam encontrar com os filisteus e encontrariam guerra, e eles ainda não estavam preparados para enfrentar uma guerra.

Se você achou que na tua caminhada com Jesus não houve guerra, pode esperar.

Vai batendo as asas, e as coisas vão melhorando, e vai chegar uma hora que sua asa vai ser do tamanho daquela águia com mais de dois metros.

Há um sentimento que precisa ser vencido para que você aprenda a voar, e esse é o sentimento de rejeição, a rejeição é uma ferramenta que Deus usa para te aperfeiçoar.

Tem gente que não consegue entender assim.

Mas foi assim com Moisés que foi rejeitado pela própria família que o adotou, pelo próprio povo.

José do Egito foi rejeitado pelos irmãos.

Nem mesmo os irmãos de Jesus criam na chamada dele, Pedro o negou e Judas o traiu.

João 7:5

“Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.”

João 1:11

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.”

Marcos 6:1-6

“Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.”

Jesus suportou tudo, e só começou a gritar quando começou a sentir-se rejeitado por Deus.

Por que até Jesus teve que passar por isso?

Hebreus 5:7-9

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.”

Ele cresceu, ganhou autoridade.

Você nunca vai receber autoridade de algo que você não tenha vencido.

Deus os abençoe,

Ap. Rina

Nenhum comentário:

Postar um comentário