terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Igreja Perseguida em Barein















47ª posição na Classificação de países por perseguição

Barein é um país árabe, formado por 30 ilhotas no Golfo Pérsico, em uma área próxima ao Catar e à Arábia Saudita.

População:
Cerca de 50% da população é formada por imigrantes que trabalham na indústria petrolífera. Esses trabalhadores vêm, em maior número, do Sul da Ásia e de outros países árabes.

Destes imigrantes, metade não é muçulmana. São cristãos (católicos romanos, protestantes, ortodoxos siríacos, e Mar Thoma, do sul da Índia), hindus, baha"is, budistas e siques.

A maior parte das pessoas vive nas cidades. A capital, Manama, é a maior delas, com aproximadamente 155 mil habitantes.

Todos os bareinitas desfrutam de um amplo serviço público de assistência médica. A maioria das crianças em idade escolar frequenta as escolas e a taxa de analfabetismo entre a população adulta é baixa.

Praticamente todos os cidadãos bareinitas (com exceção dos imigrantes) seguem o islamismo, a religião oficial do governo. Embora haja um número considerável de muçulmanos sunitas, a maioria segue a tradição xiita. Há uma divisão entre sunitas urbanos, xiitas rurais e xiitas iranianos.

História e governo:

Em 1550, os lusitanos tomam Barein que se tornou, assim, uma colônia portuguesa. Em 1820, foi transformado em um protetorado inglês. A independência do país só foi conquistada em 1971 e, dois anos depois, Barein foi declarado uma monarquia constitucional. Em 1975, no entanto, o país transformou-se em uma monarquia absoluta.

Atualmente, a nação é governada por um emir, servido de um conselho meramente consultivo de 40 membros. É proibida a formação de partidos políticos.

A prática dos direitos humanos em Barein melhorou de forma significativa depois das reformas decretadas pelo rei em 2001/02, mas o governo não instituiu, na lei, proteção aos direitos básicos tais como os de se reunir e de expressão.

Apesar de sua economia ainda ser muito dependente do refino de petróleo (que responde a mais de 60% da exportação), Barein tem diversificado suas atividades e se tornado um importante centro econômico de construção.

A Igreja:

No século III, um bispado cristão foi estabelecido no país. Missões protestantes começaram a chegar ao país no início do século XX. O território bareinita foi uma boa base para o testemunho cristão durante todo o século passado, e ainda há muitas oportunidades para se compartilhar a fé com tato e bom senso. Apesar das restrições ao evangelismo, igrejas formadas por estrangeiros são permitidas e até bem aceitas.

Congregações cristãs que são registradas junto ao Ministério de Desenvolvimento Social operam livremente e têm permissão para oferecer seu espaço a igrejas que não têm seus próprios templos. Há grupos cristãos não registrados, no entanto, não há relatos de que o governo tenha forçado esses grupos a se registrarem.

A perseguição:
O islamismo é a religião oficial do país e há um forte preconceito contra o cristianismo. Aos cristãos estrangeiros é garantido o direito à liberdade de culto, porém não é permitida a evangelização de muçulmanos. Ao mesmo tempo, porém, os cristãos e algumas de suas atuações e organizações são extremamente consideradas e bem aceitas, especialmente o Hospital Missionário Americano. Há também uma livraria que vende literatura cristã ao público em geral.

Motivos de oração:
1. Há liberdade de culto para as igrejas. Ore para que os muçulmanos sejam atraídos pelos cultos e possam frequentá-los sem levantarem suspeitas.

2. O funcionamento de livrarias cristãs é permitido. Ore a Deus para que os muçulmanos frequentem as livrarias e peça que a liberdade com que elas operam seja mantida.

3. A Igreja sofre com o preconceito contra o cristianismo. Ore para que os cristãos encontrem novos meios para atenuar a discriminação e ganhem o apreço do governo e da população em geral.

4. A Igreja tem servido a nação por meio do Hospital Missionário Americano. Louve a Deus por este eficiente ministério de ajuda médica e ore pela ampliação de seu alcance.

5. A Igreja local sofre com a falta de interesse mundial. Ore para que o corpo de Cristo em todo o planeta aumente a oferta de recursos evangelísticos para a Igreja bareinita.

Fontes:

- 2008 Report on International Religious Freedom
- How stuff works (mapa)
- Países@
- Portas Abertas Internacional
- The World Factbook

Nenhum comentário:

Postar um comentário