sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fala Pastor - Quando vem a derrota







Quando vem a derrota


Uma das maiores dificuldades no universo cristão, para muitos, é entender a derrota, devido ao fato de servirmos um Deus de vitória.

Como sendo o meu Deus de vitória, vou entender a derrota?

Se Deus está comigo e Ele é vencedor, portanto, eu não deveria perder.

Eu confiei, então, era para eu estar frutificando.

E quantas pessoas abandonaram a fé por não saber administrar as derrotas.

Vidas que se lembram da derrota, mas se esquecem de lembrar as vitórias que tiveram com Jesus, e nessa hora os milagres e as experiências com Deus não fazem mais sentido.

Tem gente que está com raiva de Deus, da Igreja, e está se perguntando:

O que recebi em troca? Por que perdi tanto tempo da minha vida? Por que acreditei tanto?

Josué 6.27

“Assim, era o Senhor com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.”

Muitos sabem que Josué foi levantado para ser sucessor de Moisés.

Ele recebe a missão de conduzir o povo à batalha para tomar a Terra Prometida.

Josué ao conquistar a cidade de Jericó experimenta algo maravilhoso com Deus. Porém, depois desta grande conquista, ele é derrotado pela cidade de Ai, que aos olhos humanos nem se comparava a Jericó.

Josué 7.1-5

“Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel.

Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, ao oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram Ai. E voltaram a Josué e lhe disseram: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a ferir Ai; não fatigueis ali todo o povo, porque são poucos os inimigos. Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.”

Como é que um homem chamado para vencer, depois de uma grande vitória sobre Jericó, perde para uma cidade bem menor e que não sofria resistência alguma?

Após essa derrota Josué teve que se reerguer e continuar vencendo, ele não podia parar.

Motivos e erros que Josué cometeu:

PREPOTÊNCIA ESPIRITUAL

É algo que acreditamos quando escutamos a voz de Deus.

Isto acontece quando acreditamos com base na palavra REMA, mas não examinamos o tempo LOGUS.

REMA = é quando Deus permite que você tenha acesso aos pensamentos Dele para o que se tem que fazer diante de uma situação, é algo específico.

Quando lemos o Novo Testamento, encontramos o momento em que Pedro andou sobre as águas.

Pedro só andou sobre as águas devido ao fato de ter escutado do próprio Jesus - Mateus 14:29 “E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.”

Muitas pessoas vivem atrás desse conhecimento, gente que acaba tendo uma ação doentia para receber uma palavra profética, mas não tem nenhuma experiência com a palavra LOGUS, isto é, a palavra escrita.

Se a palavra REMA não estiver alinhada a LOGUS, as coisas não acontecem.

Josué negligenciou a santidade de Deus, e se encheu de uma autoconfiança equivocada.

Se Deus está comigo, não tem como dar errado. Porém, havia pecado, o povo estava em desacordo com a Palavra de Deus, o povo não estava em obediência.

A pessoa mente, rouba e manipula, e quer que a Palavra de Deus seja cumprida.

Josué 7.6-9

“Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça. Disse Josué: Ah! Senhor Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão. Ah! Senhor, que direi? Pois Israel virou as costas diante dos seus inimigos! Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?”

Josué se entregou completamente arrasado, foi ao pó, e o povo não tinha mais força, e simplesmente ficaram paralisados.

Muitos cristãos estão assim hoje, quando vêem a derrota não conseguem ver isso como aprendizado.

As derrotas inevitavelmente virão, mas se não assimilar o golpe, se você não voltar para a luta, você acaba na lona.

Todos nós corremos o risco de vivermos uma crise de fé. São pessoas que começam a se perguntar o que Deus está fazendo e acabam se lembrando de Ai, isto é, da derrota do passado, e não valorizam a voz de Deus. E isto impede o que Deus quer fazer nesta vida.

Então, o que preciso fazer?

PRECISO MATAR OS FANTASMAS, ISTO É, ENFRENTAR TODAS AS DERROTAS ANTERIORES.

Busque o tempo necessário, para que a voz de Deus te alcance.

Jeremias 29:13

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

Não adianta choramingar... O que saiu errado Senhor, onde está o meu erro? Onde está a minha falha?

Você tem que pedir ajuda para o Senhor. Talvez você não consiga mudar o passado, mas vai conseguir salvar o futuro.

Se você teve uma experiência em Ai, uma derrota sem explicação, ela vai querer te imobilizar, porém você tem que vencer esta paralisação e ir em frente. É nessa hora que você precisa proteger a honra de Deus.

Josué 7.9

“Ouvindo isto os cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e, então, que farás ao teu grande nome?”

Neste versículo vemos que Josué se preocupa com a honra de Deus. Por isso, devemos nos preocupar com a honra de Deus.

Se pessoas que você evangelizou percebem que você abandonou a Deus, o nome de Dele fica desmoralizado, e, provavelmente, esta pessoa não vai querer saber de Deus também.

Josué pergunta: O que farás em favor do teu grande nome?

Convença o Senhor a proteger a honra Dele.

Josué 7.10-11

“Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.”

Deus revela a razão pela qual o povo foi derrotado. O povo estava em pecado, e a conseqüência é a derrota.

Talvez as coisas não estejam acontecendo em sua vida por que há pecados ocultos. Enquanto houver pecado oculto não haverá vitória diante de Deus.

Josué 7.12-13

“Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.”

Se Josué e o povo de Israel não tivessem se arrependido, não se iria mais escutar sobre povo de Israel na Terra.

O capítulo 8 de Josué fala de vitória. Israel poderia ser aniquilado, mas não foi.

Você tem que lidar com Ai e saber o motivo. Tem que ir além desta humilhação de Ai, tem que vencê-la e tomar posse do que Deus tem para você nesta terra.

Deus Abençoe,

Ap. Rina

Nenhum comentário:

Postar um comentário