terça-feira, 21 de setembro de 2010

Marroquino convertido condenado há 15 anos por sua fé

20/9/2010 - 6h47h

MARROCOS (37º) - Até o final de dezembro Jamaa Ait Bakrim, 46, completará cinco anos na prisão marroquina Prison Centrale, em Kenitra, a maior do país. Bakrim teve uma conversão cristã sincera e foi condenado há 15 anos por "proselitismo" e destruição "da paz dos outros", em 2005, depois de queimar dois postes localizados em frente a seu escritório privado, numa pequena cidade ao sul de Marrocos.

Os cristãos marroquinos e advogados questionam as duras medidas do estado muçulmano com relação ao homem que ousou falar abertamente sobre Jesus.

"Ele se tornou um cristão e não manteve isso para si mesmo", disse um cristão marroquino e para o canal Al Hayat, identificado apenas pelo primeiro nome, Rachid, por razões de segurança. "Ele compartilhou somente com as pessoas ao seu redor. Em Marrocos, e isso aconteceu comigo, pessoalmente, se você se tornar um cristão pode ser perseguido por sua família. Se você guarde para si, ninguém irá incomodá-lo. Se você compartilhá-lo com alguém e começarem a falar a respeito, é outra história."

Rachid fugiu de Marrocos em 2005 devido à crescente pressão sobre ele e sua família. Ele é um homem procurado em seu país, mas disse que é tempo de as pessoas começam a falar até em nome da Bakrim, a quem disse ter "zelo" por sua fé e fala abertamente sobre isso na prisão.

"Nossos irmãos e irmãs marroquinos sofrem, e nós apenas supomos que as coisas ficarão bem e que de alguma forma mudarão mais tarde por si só", disse Rachid. "Elas nunca mudarão, se não levarmos à atenção internacional".

Autoridades de Agadir acusaram Bakrim de "destruição dos bens dos outros", que é punível com até 20 anos de prisão, e por proselitismo segundo os termos do artigo 220, punido com pena de seis meses a três anos de prisão.

"Jamaa é uma manifestação de uma verdade muito inconveniente para as autoridades marroquinas: há conversões de marroquinos ao cristianismo", disse Logan Maurer, diretor regional norte-americano no grupo de defesa da International Christian Concern (ICC). "O governo quer ignorar isso, suprimir, e quando - como no caso de Jamaa - o problema não quer desaparecer, eles fazem o que podem para silenciá-lo."

O pacto também afirma, no entanto, que "a liberdade de religião ou crenças podem estar sujeitas apenas às limitações previstas pela lei e que são necessárias para proteger a segurança pública, a ordem, a saúde ou a moral ou os direitos fundamentais e liberdades de outrem.”

Entre março e junho autoridades expulsaram 128 cristãos estrangeiros num esforço para limpar o país de qualquer influência externa cristã. Em abril, quase 7.000 líderes religiosos muçulmanos apoiaram deportações, assinando um documento que descrevendo o trabalho dos cristãos em Marrocos como "estupro moral" e "terrorismo religioso".

No mesmo período, as autoridades marroquinas pressionaram marroquinos convertidos ao cristianismo através de interrogatórios, buscas e prisões.

"Eles estão se sentindo muito mal", disse Rachid. "Eles dizem que as coisas estão piorando e não se sentem seguros. Sentem uma grande decepção, e estão deprimidos porque o governo tem colocado todos os tipos de pressão sobre eles.”

Tradução: Carla Priscilla Silva

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário