17/9/2010 - 6h47h
UZBEQUISTÃO (10º) - Tohar Haydarov, um cristão batista de 27 anos foi acusado por posse e distribuição de drogas. Cristãos, colegas e vizinhos insistem que ele é um homem bom e inocente.
"Lembre-se que os prisioneiros" (Heb 13,3)
Tohar Haydarov (27) vem de Gulistan, na região Sirdaria do Uzbequistão. Ele pertence à igreja batista não registrada. Em janeiro de 2010 ele foi preso pela polícia, em março foi condenado a 10 anos de prisão por posse e fabricação de drogas. Em abril, o Tribunal Regional rejeita recurso de Tohar. No momento da escrita, o recurso foi preparado para o Supremo Tribunal do Uzbequistão.
Uma campanha de cartas foi iniciado para Tohar,transferido recentemente para um campo de trabalho em Qarshi.
Aqui segue uma linha do tempo detalhada:
Janeiro de 2010: Muitas pessoas querem que Tohar volte ao islamismo e pedem ajuda policial. Em resposta, a polícia pressiona fisicamente Tohar a negar Jesus, mas ele se recusa a fazê-lo. Inesperadamente drogas são encontradas em seus bolsos e um saco plástico com maconha em seu apartamento, e então ele é preso em 18 de janeiro de 2010, encarregado de produção e armazenamento de drogas.
(Artigo 276 2a parte do Código Penal). As acusações são puníveis com até cinco anos de prisão. Cristãos insistem que o caso foi fabricado e que a polícia plantou drogas em Tohar e seu apartamento. A polícia tomou as chaves do apartamento de Haydarov e realizou uma busca domiciliária na sua ausência. Eles convidaram um vizinho como testemunha depois de terem "encontrado" o saco com as drogas.
Os membros da Igreja temem que, mesmo as mais duras acusações de distribuição de drogas podem ser impostas. Batistas da congregação de Tashkent o conhecem pelo relatório do Forum 18, acreditam que Tohar está sendo perseguido por sua fé. "Ele nem sequer fuma, e muito menos usar drogas." A polícia, porém, rejeitam essa alegação. "As pessoas não são julgadas pelas suas crenças no Uzbequistão", afirma o gestor de investigação.
Tohar é visto durante uma breve aparição no tribunal, três dias depois de sua prisão por membros da igreja. Sinais de ter sido terrivelmente espancado foram mostrados a todos: ele mal pode caminhar e seu rosto parece exausto e inchado.
Os membros da igreja, parentes, colegas de trabalho e pelo menos dez vizinhos de Gulistan, do 3 º distrito, escreveram petições para sua libertação, onde atestam sua inocência e bondade.
Enquanto isso a polícia continua a trabalhar no caso de Tohar, já que esperam que ele seja acusado por produção ilegal de drogas com a finalidade de vender. Assim ele teria uma pena de 10 a 20 anos de prisão.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA & MORTE DO PAI DE TOHAR
Março 2010: Em 04 de março aconteceu uma sessão da corte do tribunal da cidade de Gulistan. Os membros da Igreja que queriam assistir à sessão do tribunal não foram permitidos, até o momento em que o juiz solicitou à Procuradoria a apresentação das alegações finais. Eles não foram permitidos em testemunhar a favor de Tohar. Não havia outras testemunhas e até mesmo o advogado que foi contratado pelos batistas não foi permitido entrar no tribunal. Quando finalmente os batistas foram convidados para entrar no tribunal, foram filmados.
Tohar’s 72- year-old father attends the court session to support his son. Although he is not a Christian, the relationship between him and Tohar is good; Tohar looks after him.
O pai de Tohar, com 72 anos, participava da sessão na corte em apoio ao seu filho. Embora não fosse um cristão, o relacionamento entre ele e Tohar era bom; Tohar cuidava dele.
No entanto, no dia seguinte, 5 de março de 2010, o pai Tohar é encontrado morto em uma garagem pertencente à família. A leitura oficial é que ele morreu de eletrocutada. (Depois de discussões com outros membros da família, o pai Tohar havia decidido deixar a família no apartamento e moraria na garagem.) A investigação criminal de sua morte foi realizado assim que a polícia concluiu que o pai de Tohar morreu de causa natural, ao cair acidentalmente no aquecedor elétrico.
Quatro dias depois, em 09 de março, o tribunal da cidade de Gulistan condena Tohar a dez anos de prisão por fabricação ilegal, aquisição, armazenamento e outras ações com narcóticos e substâncias psicotrópicas com o objetivo de venda, e preparação criminosa. (Artigo 25 Código Penal do Uzbequistão e do artigo 273 Parte 5)
Tohar decide apelar da sentença e encaminha o caso ao Tribunal de Justiça para Regional.
Abril de 2010: O Tribunal Regional Syrdarya rejeita a apelação em 13 de abril, apesar da longa lista (243) das violações de normas processuais e regulamentais. Algumas violações graves incluem contradições entre os registros policiais e as declarações das testemunhas, também entre policiais e registro de exame pericial. O advogado pede que o caso seja encaminhado para uma investigação mais aprofundada, mas o tribunal decide manter a decisão anterior.
Julho 2010:
O recurso para o Supremo Tribunal se prepara contra a pena de prisão de 10 anos de Tohar. Entretanto Tohar foi transferido para um campo de trabalho perto de Qarshi, a 400 km de sua cidade natal. Os companheiros batistas foram liberados para visitá-lo duas vezes e relataram que sua saúde estava boa. Eles pedem aos cristãos de todo o mundo que orem por ele. Ore para que as autoridades o absolvam e o libertem.
Envie palavras de força e encorajamento
Tohar precisa saber que Deus está com ele neste momento, e que existem pessoas em todo o mundo orando por ele.
É extremamente importante que você siga as orientações abaixo. Qualquer correspondência que fugir às regras será descartada.
• Não mencione a Missão Portas Abertas.
• Envie cartas, cartão ou cartão-postal com um ou dois versículos, ou um pequeno texto, apenas em inglês.
• Se for enviar um cartão-postal, não coloque seu endereço. Seu nome e país são suficientes.
• Os cristãos sempre gostam de receber desenhos infantis. Se você for encorajar seus filhos ou crianças de sua igreja a desenhar, tenha certeza de que os desenhos não fazem alusão à violência. Desenhos desse tipo não serão enviados.
• Não mande dinheiro no envelope. Se quiser ajudar, entre em contato conosco.
Mande sua carta para:
Tohar Haydarov
a/c Missão Portas Abertas
Caixa Postal 12.655
CEP 04744-970
Tradução: Carla Priscilla Silva
Fonte: Portas Abertas
Nenhum comentário:
Postar um comentário