sábado, 23 de junho de 2012

DOE SANGUE



O baixo estoque de sangue em hemocentros do Brasil adia cirurgias.
Na Santa Casa de São Paulo, o estoque de sangue está com 30% da capacidade. Em Belo Horizonte, o número de doadores diminuiu 17%.
Reportagem de Fabio Turci São Paulo. GLOBO.COM G1.COM.BR

É gravíssima a situação nos estoques dos bancos de sangue de todo o país. Cirurgias estão sendo adiadas.
Sala de espera: vazia. Poltronas: vazias. Estoque de sangue: quase.
“Olha o que temos em estoque de sangue, o Rh negativo: três unidades. Isso para um paciente pode não ser suficiente”, alerta Dante Langhi, coordenador do Hemocentro da Santa Casa.
Na Santa Casa de São Paulo, o estoque de sangue está com 30% da capacidade.
“Faz muito tempo que eu não vejo uma situação tão dramática como essa”, revela Dante.
A média é de 70 doadores de sangue por dia. Normalmente, são 200. Eles também andam sumidos de outros hemocentros. O frio, tradicionalmente, provoca isso.
“Estamos também na época da vacina da gripe, que também tem um período para essas pessoas poderem vir doar sangue, e estamos próximo agora da época de férias, a partir de junho, então isso nos preocupa bastante”, explica Rivânia Andrade, coordenadora do Banco de Sangue do Hospital AC Camargo.
Em Belo Horizonte, o número de doadores diminuiu 17% esta semana. Em Curitiba, 30%. No Rio de Janeiro, o movimento caiu quase pela metade.
A baixa nos estoques chega a comprometer o atendimento nos hospitais. Algumas cirurgias que já tinham sido agendadas estão até sendo remarcadas para que não falte sangue nos casos de emergência.
O hospital avisou a professora Anna Maria Trapp: a delicada operação para retirada de um tumor teria que ficar para depois.
“A frustração é muito grande, porque você sabe que necessita da cirurgia para poder continuar viva”, lamenta a professora.
Ela descobriu que talvez falte mobilização. Mas solidariedade, não. A família divulgou o problema na internet. Apareceram 50 doadores. Anna fez a operação no dia seguinte.
“Eu agradeço todos os dias a essas pessoas que vieram aqui salvar minha vida”, diz.


Saiba como e onde doar: http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário